top of page

Entre Pontes e Caminhos

  • Foto do escritor: Leo Xavier
    Leo Xavier
  • 21 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 5 dias

Existem caminhos que escolhemos. Outros que nos escolhem. E há pontes, ao longo destes caminhos, às vezes invisíveis1, que nos permitem atravessar os desafios da vida, mesmo quando tudo parece intransponível. Resolvi criar este blog porque sinto que há histórias que precisam ser contadas. Não para ensinar, mas para partilhar. Histórias que nascem da minha experiência como empresário do transporte público, onde a mobilidade das pessoas revela, todos os dias, o quanto o transporte é mais do que deslocamento: é direito, é cidadania, é dignidade em movimento. 

Contudo, também existem os caminhos vividos fora da vida profissional, envolvendo família, casamento, amizades, dúvidas e recomeços. Caminhos nem sempre lineares ou fáceis. Porém, profundamente humanos. 

Sou um homem comum. Empresário do transporte coletivo e pai de família, que carrega na mente e no coração os processos de vida e as marcas do tempo. Já errei bastante. Já tropecei onde achava que estava firme. E sigo tentando aprender com cada tropeço. 

Neste espaço, quero escrever sobre o transporte coletivo de passageiros, seu papel social, sua complexidade, seus desafios de gestão, planejamento e controle. Mas também quero falar de gente. De nós. Das escolhas que fizemos ou evitamos. Dos erros que carregamos e dos acertos que, às vezes, só reconhecemos com o tempo. Das pontes que criamos para não naufragar, dentro de nós e entre nós. 

Quero escrever sobre o valor da vida em seu trajeto único, sobre a finitude da existência e os sentidos que damos ao tempo. Quero propor reflexões sobre o ser e o ter, sobre a paz que tanto buscamos e que começa, quase sempre, nos pequenos gestos. Sobre o cotidiano, com suas alegrias discretas e seus conflitos barulhentos. 

E por que “Entre Pontes e Caminhos”? 

Porque acredito que é exatamente aí que a vida acontece, nas travessias que precisamos fazer para sair de um lugar de dor e alcançar um lugar de sentido. Nos caminhos que se abrem quando nos dispomos a caminhar com a verdade.  

E nas pontes que criamos, entre ideias, pessoas e mundos aparentemente opostos, sempre que escolhemos o diálogo ao invés do confronto, a escuta em vez da indiferença. 

Esse blog não tem a pretensão de ensinar nada, todavia quer ser um ambiente de partilha. Um espaço onde mobilidade é mais do que transporte, é um movimento de alma, onde o cotidiano vai além da rotina, e sim vida que pulsa, e onde a espiritualidade não está distante da prática, mas presente nas pequenas escolhas de cada dia. 

Portanto, este blog nasce como um convite, para caminharmos juntos, sem mapas, com diálogo, abertura e respeito à diversidade de percursos. Escrevo porque acredito que, ao narrarmos nossas travessias, podemos iluminar as alheias. E quem sabe, construir pontes para que mais pessoas sigam em frente, com mais coragem, mais consciência e mais humanidade. 

Sejam bem-vindos ao Entre Pontes e Caminhos

Vamos juntos! 

Léo Mauro Xavier Filho

ree

 
 
 

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Fernando Cesar Girardi
há 2 dias
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Gostei da forma como o Léo enxerga o transporte público de gente.

Curtir
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2035 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page